Melhore o desempenho de sua equipe com essas dicas infalíveis

Um grupo de trabalho que está motivado tende naturalmente a produzir mais e com melhor eficiência. Esse impulso motivacional passa por um adequado mapeamento de habilidades dos colaboradores e pelo desenvolvimento da autogestão do tempo. Isso proporciona mais autonomia para os grupos de trabalho, maior agilidade na tomada de decisões e melhora a execução das tarefas corporativas.

Já que deixar sua equipe constantemente motivada, economiza tempo e rende frutos, tenho algumas perguntas: seus colaboradores estão motivados? Se você analisar cada um dos seus colaboradores agora mesmo, é capaz de identificar o nível de satisfação de todos eles? Está satisfeito com o rendimento do seu time? Algumas respostas a essas perguntas podem estar disponíveis logo abaixo. Confira!

Alinhando o time para um melhor desempenho

Um bom carro só é bom se estiver alinhado e bem ajustado. Isso pode parecer óbvio, mas a verdade é que com o tempo, muitas pessoas esquecem de realizar a manutenção periódica adequada do veículo. Sem a geometria e o balanceamento correto, ele terá desgastes maiores nos pneus, amortecedores e rolamentos, prejudicando o rendimento do automóvel e aumentando gastos futuros.

Por que gastar comprando peças e pneus novos antes do tempo? Não resolvendo um problema no presente, provavelmente você terá novos problemas no futuro. Quando você pensa em equipes de trabalho, as coisas funcionam de forma semelhante. Elas precisam estar alinhadas para terem um bom desempenho e melhorar a produtividade.

Esse alinhamento consiste em identificar e utilizar as habilidades de seus colaboradores e saber gerenciá-las. Voltando à ideia do carro, imagine um moderno automóvel com recursos disponíveis, mas que o proprietário desconhece quais são ou como utilizá-los. Não conhecer os recursos diminui o rendimento do veículo. O mesmo pode ocorrer em relação às qualidades individuais dos seus profissionais.

Atingir metas é importante para as empresas. Mas antes disso é fundamental saber como chegar nelas. Muitas vezes um profissional tem habilidades e recursos pouco explorados ou até desconhecidos, que poderiam aperfeiçoar a eficiência dos processos e o cumprimento de objetivos com maior precisão e menor tempo.

Não detectar tais aptidões pode desmotivar o colaborador com o passar do tempo, diminuindo seu rendimento. Conseguir gerenciar as habilidades individuais cria uma relação de cumplicidade entre empresa e trabalhador, melhorando o ambiente e aumentando o desempenho.

É importante que um líder ofereça oportunidades de aprendizado aos profissionais, estimulando a criatividade e proporcionando a harmonia de um time engajado, motivado e alinhado com a instituição.

Controlando o tempo com autogestão e planejamento

Um gestor que planeja e organiza suas tarefas e da sua equipe, terá mais produtividade e melhor gerenciamento do tempo, evitando situações de estresse e ansiedade no trabalho. Imagine você naquele carro novamente, tentando chegar em uma outra cidade, sem conhecer o trajeto e sem ter um mapa da região. É possível que fique perdido pelo caminho, talvez até falte combustível durante o percurso.

Você vai andar em círculos, entrar na rua errada, levar o dobro de tempo para chegar ao local e a viagem pode se tornar um calvário. Nas empresas, organização e planejamento também são importantes. Do contrário, será difícil cumprir prazos, pode haver problemas na qualidade dos produtos e serviços, pressão e desânimo da equipe.

Planejar as ações e ter objetivos claros são necessários para evitar desgaste e perda de tempo. Incentivar a autogestão pode gerar autonomia e senso de responsabilidade, evitando que o próprio gestor e seus colaboradores fiquem sobrecarregados.

Vale ressaltar que colaboradores auto gerenciáveis podem descobrir novas habilidades, como o domínio de ferramentas digitais. ,Estudos demonstram, que instituições organizadas digitalmente têm melhor gestão de tempo, aumento no desempenho e proporcionam uma jornada do cliente mais favorável.

Além disso, as informações são assertivas e os processos automatizados, o que colabora para uma boa autogestão e a alta performance das equipes.

Dentro de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o bom planejamento das tarefas e a inclusão de um ,modelo digital de trabalho torna os processos de sua empresa mais dinâmicos e claros. E ainda produz bons indicadores para serem analisados posteriormente, a exemplo dos KPIs.

Analisando dados para aperfeiçoar resultados

Usar indicadores como os KPIs (,Key Performance Indicators) torna possível mensurar a performance de sua equipe e se as ações executadas dentro do planejamento estratégico estão realmente alcançando os resultados esperados. Estes indicadores podem ser usados no planejamento de marketing, vendas e no setor administrativo de uma empresa.

Ter ao alcance indicadores obtidos através de um software de monitoramento, favorece gestores a tomarem decisões mais embasadas e corretas. Através de dashboards dinâmicos você terá à disposição informações consolidadas que vão auxiliar na compreensão do andamento dos processos da organização.

Com dados disponíveis, fica mais fácil decidir os próximos passos da instituição e como os grupos de trabalho deverão se portar. Também será possível estudar tendências e prever situações de riscos futuros, realizando uma gestão mais segura e preservando a qualidade de seus produtos e serviços.

Abastecendo o carro para que ele nunca pare

Dentro das possibilidades para incentivar uma equipe e fazer o desempenho dela crescer, está a ,técnica da gamificação, a qual utiliza mecanismos aplicados em games dentro do ambiente corporativo. O objetivo é traçar tarefas escalonáveis e claras para seu grupo e oferecer incentivos a cada meta atingida.

A gamificação vai proporcionar um maior engajamento do seu time, mais motivação para concluir as tarefas, estímulo ao aprendizado constante e a inclusão de feedbacks automáticos.

Os feedbacks facilitam o entendimento dos pontos fortes e pontos fracos da equipe, agilizando a correção de erros e potencializando os acertos. Tornar a rotina de trabalho mais atrativa ajuda a deixar o grupo sempre interessado e estimulado, abastecendo a empresa de novas ideias.

Lembrando o carro que mencionei anteriormente, ele precisa ser abastecido para continuar em movimento. Um grupo de trabalho também deve ser abastecido para continuar sua rotina de trabalho com satisfação. Os desafios e a valorização dos profissionais servirão como combustível para isso.

Como a consultoria pode ajudar você?

A pressão no ambiente de trabalho pode às vezes levar bons profissionais ao estresse, crises de ansiedade e depressão. Isso vai afetar a saúde dos colaboradores e, por consequência, o desempenho da equipe e a qualidade dos processos de sua empresa.

É importante que o gestor saiba quais processos estão sendo eficientes ou ainda podem ser melhorados. Seus produtos e serviços têm a qualidade desejada? Você está encontrando possíveis brechas?

Uma consultoria de TI e Processos vai lhe ajudar a identificar pontos chave que possam tirar a motivação do seu grupo, diminuindo sua eficiência e produtividade. A consultoria é capaz de analisar a rotina de trabalho de sua empresa e ajudar em um planejamento alinhado às necessidades de seu negócio.

Este passo será importante para definir um ,design organizacional que servirá de molde para a estruturação de sua instituição. Atuando na formação e capacitação dos colaboradores, facilitando a comunicação e trazendo mais clareza para tomar decisões.

Pode ser revelador perguntar-se se você está extraindo o melhor possível do seu time e se a capacidade de produção de sua equipe está usando todo o potencial disponível. Afinal, ,você sabe qual é a capacidade produtiva de sua equipe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima