Como treinamentos ajudam na motivação e produtividade na empresa?

Gestão do trabalho

Existe um ditado que diz: “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado”. Essa frase faz sentido para você?

Assim funciona o treinamento corporativo. Um time preparado está sempre apto a lidar com o novo e a superar os desafios. Se você acredita que esse tema é pouco aproveitado em sua empresa, então esse conteúdo foi feito para você!

Neste post, você irá conhecer quais são os impactos dos treinamentos empresariais e como eles podem ajudar o seu time a ser mais produtivo e vitorioso.

O impacto dos treinamentos nas empresas

Cada empresa possui uma realidade própria. Esse é um fato, mas é um fato positivo, pois demonstra que a identidade própria é uma marca registrada daquela organização.

Onde se espera chegar com esse argumento? É simples, muitos gestores esperam contar com novos profissionais de ,altíssimo nível em produtividade, mas se esquecem de que eles não estão adaptados à realidade da organização.

Por mais que os padrões sejam semelhantes, a realidade individual das empresas as distingue. A falta de treinamento constante pode ser catastrófica para os resultados finais.

Ao invés de realizar contratações superestimadas, os gestores precisam estar “preparados para capacitar”. Esse é o caminho para a construção de um time resiliente e de alta produtividade.

Abaixo você irá conhecer quais são os 5 fatos absolutos que definem a realidade das empresas que optam pelos treinamentos, como ferramenta impulsionadora da produtividade das equipes.

1 – A importância dos treinamentos

Não é nenhum exagero dizer que o que difere uma empresa de sucesso de outras empresas é o fato de que ela possui uma rotina de treinamentos bem estabelecida.

E por que essa afirmação pode ser dita? Pelo simples fato de que a empresa está se preparando para o sucesso. O sucesso é feito pela realização de boas práticas que, se realizadas continuamente, resultarão em êxito.

Pode-se dizer que a consistência de boas práticas é o que resulta em sucesso. Ele não é uma questão de sorte, mas, sim, uma série de métodos bem aplicados.

A rotina de treinamentos demonstra o nível de maturidade da empresa, o quanto de fato ela está preparada para crescer. Você vai observar que as mudanças impactam o emocional dos colaboradores, outro fator ,determinante para o sucesso.

2 – Aumento de motivação e produtividade

Um colaborador que está em constante treinamento, e que o realiza na parceria de seu time, observa na prática o seu avanço profissional. A consequência disso é a motivação elevada e a ,produtividade aumentada.

As pessoas gostam de se sentir valorizadas, é da natureza humana e, com os treinamentos, os profissionais podem sentir o quanto eles estão evoluindo como pessoas, o que também reflete no espírito de equipe do time.

Se um time está motivado e os colaboradores cooperam entre si, o resultado é inevitável, o índice de produtividade irá crescer consideravelmente. Pode-se dizer que investir em treinamento é algo extremamente lucrativo para a empresa.

3 – Treinamento como suporte para o desenvolvimento da equipe

Quantas vezes você acha que um atleta olímpico realiza uma mesma técnica antes de colocá-la em prática, no momento da competição oficial? É difícil até de imaginar, não é mesmo?

Dentro das empresas, o cenário não é diferente. Você não precisa esperar nenhum recordista mundial em sua companhia, longe disso, mas é impossível que se obtenha a excelência sem que se prepare para isso.

Os treinamentos colocam as equipes para cooperar entre si, esse engajamento é fundamental para criar o espírito de equipe. Pode parecer engraçado, mas as pessoas nem sempre estão preparadas para lidar umas com as outras.

Ao colocar pessoas de diferentes áreas para interagir durante um treinamento, você estará fazendo mais do que uma rotina de preparo profissional, estará ajudando a que cada uma delas evolua como cidadãos melhores.

4 – Novos estímulos para o estabelecimento de metas

Quando você cria uma atmosfera de evolução contínua, é natural que surjam meios para mensurar a evolução do desempenho. Com dados em mãos, a companhia pode dar um próximo passo, que é o do estabelecimento de metas.

A forma de mensuração pode variar de empresa para empresa, não existe uma regra para isso, mas a ,utilização de tecnologias tende a ser a forma mais assertiva e promissora para tal rotina.

A ,gamificação, por exemplo, permite que a organização esteja presente em uma realidade virtual paralela e até divertida, onde os KPIs – Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho) podem ser observados.

A tecnologia da gamificação apresenta de ,uma forma analítica o desenvolvimento do character pertencente ao colaborador. Essa realidade alternativa motiva o time, como um todo, a superar as metas de uma forma colaborativa.

Outro detalhe que vale destacar é de que as premiações são muito bem-vindas, pois podem trazer uma dose a mais de motivação e auxiliam os colaboradores a criar a “mentalidade do desenvolvimento contínuo”.

5 – Os impactos da falta de treinamento

Até aqui, já deu para perceber o quanto os treinamentos são importantes dentro de uma organização, não é verdade? Agora imagine esse cenário, subtraindo dele, todas as práticas de treinamento até agora apresentadas.

Não é difícil de imaginar que esse ambiente se tornará uma verdadeira desordem, com times sem interação, profissionais descompromissados e projetos que passam longe do sucesso.

O fato a ser destacado aqui é que pequenos atos somados podem ter grandes resultados. Isso vale tanto para os bons resultados, quanto para os maus resultados.

Não é preciso tanto esforço para observar as mudanças, já que pequenas atitudes realizadas consistentemente ,trarão ótimos resultados.

O ,exemplo da gamificação é ótimo para demonstrar esse processo. Uma simples tecnologia, que opera paralelamente no cotidiano da empresa, pode no decorrer do tempo transformar os resultados e o ,futuro de uma organização.

Preparando para o amanhã

E você consegue compreender a importância do treinamento para o desempenho da sua equipe? Sua equipe ganha recompensas por finalizar o treinamento e a sua empresa ,ganha com os resultados elevados.

Lembre-se, os treinamentos não podem ser levados como um evento raro e aleatório. Eles precisam ,compor a agenda dos profissionais, é uma tarefa tão importante quanto as demais.

Não tenha a menor dúvida de que esse é o maior segredo das grandes corporações de sucesso. Saiba liderar pelo exemplo, mas tenha a humildade de estar em constante aprendizado, assim como os demais membros de seu time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima