HCM – Human Capital Management, ou simplesmente Gestão de Capital Humano, é um termo que está se tornando cada vez mais comum e procurado tanto por profissionais de RH, quanto por gestores.
Em eventos, vemos cada vez mais o assunto ser abordado, porém, ainda há muito misticismo e desinformação cunhado a esse termo. Muitas vezes ele é usado simplesmente como uma nova maneira de se referir a gestão de recursos humanos, sem ao menos entender a mudança que essa nova filosofia de gestão traz na prática.
Dessa maneira, escrevemos esse artigo para desmistificar esse termo e explicar o que é HCM, quais são suas implicações e diferenças com a gestão de recursos humanos, bem como os benefícios e como implementa-la na prática.
Definição de HCM
HCM é em primeiro lugar, uma filosofia para desenvolvimento de pessoas, entretanto, diferente do pensamento tradicional, o único desenvolvimento de pessoas que interessa é aquele que é traduzido em valor.
O HCM, na visão de negócios, considera o colaborador como um ativo potencial e valioso que deve ser investido com a finalidade de gerar mais valor. Enquanto na visão de tecnologia, são as soluções que ajudam a implementar o HCM e dar luz ao valor gerado, muitas vezes intangível sem as corretas medições.
A UK’s Accounting for People Taskforce publicou um relatório em Outubro de 2003 que definia categoricamente HCM como: “Uma abordagem à gestão de pessoas que a trata como uma questão estratégica de alto nível e procura sistematicamente analisar, medir e avaliar como as políticas e práticas de pessoas criam valor.
Essa definição é categórica ao mostrar que o HCM depende de tratar a gestão de pessoas como uma questão estratégica, que deve ter sistemas e processos que permitem que o valor de cada ação seja visualizado e discutido.
Gestão de capital humano é o mesmo que gestão de recursos humanos?
Não. Há uma grande diferença no mindset entre HCM e HRM. O HCM difere do HRM tradicional, pois ele se distância de pensar e implementar cegamente as “melhores práticas” do RH e se aproxima em pensar na seguinte vertente: “qual o valor que queremos criar e como vamos medi-lo?
Desse modo, todas as ações do HCM são pensadas, implementadas e avaliadas a nível de valor. Uma melhor prática será implementada somente se haver valor de base a ser extraído dela.
Ou seja, o RH que usa HCM sempre irá avaliar cada prática, e nunca irá seguir por “efeito manada” um playbook das melhores práticas do RH.
HCM X Recursos Humanos
Como o HCM surgiu e evoluiu ao longo dos anos
O HCM é a culminação da dúvida inerente dos colaboradores que se perguntaram sobre sua performance e contribuições e chegaram à conclusão de que a razão de sua existência na empresa deve-se a conexão que eles têm ao impacto financeiro na empresa. Contudo, saber dessa conexão e colocar um valor monetário nela, é algo muito diferente…
Para funções diretamente ligada à venda, a conclusão pode ser óbvia…, porém para funções de backoffice, operações, compliance, processos, etc. O impacto é muito mais complexo de ser visualizado.
Nos anos 60 e 70, acadêmicos da área financeira se fizeram esses mesmos questionamentos e tentaram desenvolver métodos para colocar um valor mensurável nos recursos humanos de uma empresa. Contudo, a abordagem contábil utilizada ainda estava enraizada na abordagem tradicional e por essa razão, para diversas funções que não se encaixam nos padrões contábeis, não foi possível produzir formas práticas para visualizar o humano como um ativo.
Mais de 3 décadas depois, com as evoluções de tecnologia e do mercado de inovações, essas perguntas continuaram a ser feitas, porém agora com maior urgência. Atualmente é de conhecimento público que há uma discrepância considerável entre valuations de empresas (baseado em share price) e o book value da empresa (valor contábil). Sendo o primeiro, sempre maior que o segundo.
Então o grande questionamento é quanto dessa diferença de valor pode ser atribuída para a gestão de medição do capital humano?
Isso leva ao HCM a ressurgir como uma trend na área de gestão.
Os 6 conceitos chaves para gestão de capital humano!
Valor
A busca de valor é o princípio número 1 no HCM. O HCM busca responder como qualquer esforço pode ser analisado como valor.
Visão aprofundada
O HCM proporciona que os colaboradores observem cada implementação, cada mudança, com um olhar mais profundo, observando não só a melhoria em tempo de entrega, a melhoria em qualidade, mas o impacto quantitativo financeiro. Isso permite que comparativos e tomadas de decisão sejam feitas mais facilmente.
Pessoas como capital
Pessoas são pessoas, seus nomes, funções, emoções, personalidade e conhecimento nunca devem ser ignorados… E elas devem ser tratadas assim, como pessoas. Porém, o HCM fortifica um lado que muitas empresas e gestores ignoram… O de que colaboradores também devem ser vistos como capital.
Com esse “mindset”, significa que todo capital com potencial merece investimento e merece potencialização para o investidor retirar o maior retorno possível.
Medir
Gestão HCM é Data-Driven. Consequentemente esse modelo de gestão exige que você utilize de métricas para medir qualidade, otimizações, campanhas, mas especialmente para que você possa deparar com as questões financeiras, fazendo um cruzamento entre o impacto superficial e o impacto real na empresa.
Desse modo, o HCM escolhe as métricas certas a se medir… Ele escolhe medir retenção de funcionários, caso isso impacte em produtos e serviços de maior qualidade. Ou em entregas mais rápidas. Um exemplo do que não fazer, seria medir número de treinamentos por mês, pois isso pode encorajar comportamentos sem valor… Como o colaborador realizando treinamentos extras que não condizem com a sua função, ou gestores enviando treinamentos sem sentido para a equipe bater a meta.
São inúmeros os indicadores usados pelo RH que podem ser avaliados ou adicionados para trazer uma perspectiva HCM para a organização. Alguns exemplos são: Taxa de inovação implementada, Ofertas de emprego recusadas – real/%, Tempo médio necessário para preencher a vaga (meses)/meta – funcionários-chave; Mudanças no processo – número/tempo gasto.
Reportar
Como HCM é pautado em analisar e gerar dados. De nada adianta gerar os dados e implementar gráficos se esse conhecimento não é analisado e compartilhado religiosamente. Para os dados terem impacto, os resultados (positivos ou negativos) devem ser percebidos pelos membros da empresa.
Estratégico, Holístico e Sistêmico.
A gestão HCM deve ser implementada a nível estratégico, e deve ser analisada com uma visão holística para estabelecer os nexos causais de impacto. E por fim, deve ser sistêmica, ou seja, deve-se haver sistemas que garantam que a medição e a tomada de decisão aconteçam.
Minha empresa está pronta para o HCM?
A resposta para essa pergunta exige que outra pergunta seja respondida, que seria: as pessoas na sua empresa são vistas como uma vantagem competitiva, ou são vistas somente como um recurso/custo.
Pode parecer simples responder essa pergunta, mas a verdade a afirmação vai depender muito da cultura empresarial e do modelo de gestão de recursos humanos. Vamos aprender sobre esses modelos!
Os 5 níveis do RH e a relação com HCM.
RH Administrativo
O RH administrativo tem um papel aonde tudo é feito de maneira administrativa para garantir que as pessoas sejam demitidas e empregadas de maneira legalmente segura. Esse RH se baseia em evitar riscos e ser reativo o suficiente para manter a empresa fora da ilegalidade.
RH Profissional
O RH profissional é aquele que apoia o time de gestão, no sentido de dar suporte. Mediar conflitos, dar conselhos profissionais. Esse tipo de RH até tenta implementar as “melhores práticas“, porém ele está desconectado da operação e não consegue fazer as práticas e técnicas vingarem caso os altos cargos não estejam completamente comprometidos com as pessoas e os processos.
Gestão de RH eficaz
Para que o time de RH atinja esse patamar, é necessário que a equipe deixe de ser reativa e passe a ser proativa. Aqui, as decisões de contratação sempre são feitas entre o RH e os gestores. O valor que esse RH gera é extremamente associado a contratações efetivas, por meio das melhores seleções dos candidatos e da avaliação da sua performance.
RH Integrado
O RH integrado indica que os gestores e o RH trabalham juntos como parceiros. O RH é sempre inserido nas discussões de negócios pois eles entendem profundamente sobre o mesmo. O time de RH sempre está antenado com as métricas chaves da empresa e podem perceber gaps de performance que os gestores não notaram. Eles focam em treinamentos e premiações para preencherem esses gaps.
De acordo com a figura acima, esse é o primeiro tipo de RH que está acima da linha. Portanto, só a partir daqui que faz sentido começar a tatear o HCM. Apesar de ainda faltar um nível para usá-lo de forma profunda.
RH Estratégico
O RH Estratégico representa o mais alto nível da atuação do RH. Nesse nível o RH participa de decisões estratégicas da empresa, atua com uma forte vertente em analytics e usa disso para gerar relatórios que irão ajudar na tomada de decisão.
O verdadeiro HCM acontece justamente no nível estratégico. Portanto caso alguém do alto nível do RH possua uma mentalidade voltada para HCM, seria possível que o RH faça e meça sistematicamente os dados para que a melhor ação seja decidida e o máximo de valor seja extraído!
Como Implementar o HCM?
São no total, 5 passos que iremos entrar em detalhes a seguir. Sendo esses:
- Verificar se as diretorias conhecem o assunto e tem interesse
- Sinalizar que o HCM é um afastamento do HRM
- Ter apoio forte de pelo menos um membro diretor
- Junte um Squad voltado para HCM
- Colete os números e monte relatórios HCM
1 – Verificar se as diretorias conhecem o assunto e tem interesse
Aqui você possui dois pontos de partida, o primeiro é caso algum membro dos membros líderes e diretores conhecer e apoiar o HCM. Daqui já é meio caminho andado, é importante contar com o apoio dessa pessoa para dialogar com os diretores e fazer uma apresentação quase que comercial.
Outro ponto de partida é, caso nenhum membro saiba o que é HCM. A partir daí você também terá que fazer uma apresentação comercial, porém agora, infelizmente sem apoio.
Use de exemplos, dados financeiros, resultados da empresa para fazer uma apresentação completa.
É importante ressaltar que, o HCM é extremamente voltado para resultados financeiros, consequentemente também é voltado para ambição, vontade e necessidade de crescer… Se a sua empresa está em uma situação muito satisfatória e é perceptível que a busca por resultado não é um grande drive dos líderes. Possivelmente a sua chance de ganhar o coração deles com a sua apresentação de HCM, morre ali mesmo.
2 – Sinalizar que o HCM é um afastamento do HRM (human resource management)
Após chamar a atenção dos diretores, mostrar os benefícios, falar do problema que eles estão passando, etc… Só a partir daí é que você fala da disrupção, das mudanças que a inovação causa. Lembre-se, toda inovação tem o poder de atrair, mas também tem o poder de afastar. Como seres humanos, sempre estamos em um cabo de guerra entre o bem que a mudança gera e o incomodo e dores de cabeça que estão associados a sair da zona de conforto.
Desse modo, caso apresentado todos os benefícios, a partir disso, fale das mudanças de mindset necessárias, das mudanças de abordagem. Dê exemplos claros sobre isso e o porquê.
Diga sobre a perspectiva de ver pessoas como investimento que traz valor, e por causa disso, não deve haver orçamento fixo a treinamentos; deve-se haver sistemas robustos para medir desempenho de TODOS os colaboradores; talvez a estrutura do RH se altere; e além disso, todas as boas práticas implementadas passarão sobre o crivo do HCM, algumas poderão ser cortadas, enquanto outras serão testadas.
3 – Conseguir o apoio forte de pelo menos um membro diretor
Ter um diretor do seu lado é o que pode garantir o sucesso da implementação do HCM. CEO, COO, CMO, CTO, CFO, qualquer um já ajuda, sendo o mais ideal o CEO. Provavelmente o CFO/ diretor financeiro é aquele que não precisará de muito para ser convencido e comprar sua ideia, afinal, HCM é extremamente atraído por aqueles que trabalham com análises de valor.
4 – Junte um Squad voltado para HCM
Nem sempre você conseguirá contratar pessoas especializadas em HCM… Sinceramente, é um termo relativamente novo, então contratações específicas são difíceis. Dito isso, é possível fazer duas coisas.
1 – Juntar pessoas com as capacidades e interesses a sua iniciativa HCM
2 – Desenvolver as capacidades necessárias para o HCM
Essas 2 opções podem ser feitas em conjunto, muitas vezes você vai puxar pessoas com as capacidades necessárias já desenvolvidas, enquanto outras, você vai ter que treinar um pouco mais.
Perfil profissional do profissional de HCM
O profissional que deseja trabalhar com HCM deve ter facilidade com análises financeiras e comerciais, deve ter pensamento sistêmico, ser bom em analisar processos, entender a cadeia de valor e entender a estrutura organizacional vigente.
Além disso, é importante que esses profissionais tenham uma boa habilidade de comunicação e interpessoalidade. Muitas vezes o RH possui essas duas últimas habilidades e poucas das que exigem a parte mais analítica, enquanto, se você pegar alguém bem analítico, a parte interpessoal possivelmente será fraca.
Desse modo, essa rara combinação possivelmente terá de ser desenvolvida e os membros incluídos nessa iniciativa provavelmente irão se especializar para uma dessas competências, mesmo que tenham que saber de todas.
Na sua equipe de HCM, o profissionais de RH são bem vindos, assim como pessoas de business intelligence, financeiro, operacional, etc.
Com relação as competências, monte sua equipe de forma que você possua membros generalistas, mas também especialistas.
5 – Colete os números e monte relatórios HCM
Diversas informações são interessantes, mas quais são aquelas que um relatório HCM teria de fato? Pra responder isso, basta procurar e mostrar dados com ênfase em valor, e não em custo. Procure as saídas e não entradas. Meça a rotatividade alta e relacione isso em termos de oportunidades de receita perdida causada pela perda de pessoas experientes, e não somente em custo de contratação e treinamento.
Outro exemplo seria avaliar uma taxa de inovação com base no quanto ela adiciona após implementada, ou mesmo avaliar a correlação de engajamento do funcionário com melhor atendimento de cliente e aumento na retenção, ou aumento no indicie de satisfação e taxa de indicação.
Quando for avaliar cada coisa, sempre observe as flutuações financeiras e crie correlações prováveis, especialmente aquelas em que se é observável causalidade
Para quem o HCM é interessante?
Além dos funcionários e RH, o HCM é especialmente interessante para os gestores e investidores!
O principal benefício do HCM é trazer dados de impacto financeiro de cada colaborador. Com isso, o autoconhecimento sobre performance é maximizado e decisões de gestão de pessoas se tornam mais DATA-Driven.
Abaixo, destacamos a importância específica do HCM tanto para o RH quanto para os colaboradores, gestores e investidores.
Investidores e HCM
Investidores anjo, de série A ou B analisam rigorosamente o potencial da empresa, tanto de acordo com aquilo que é óbvio, como mercado, solução e crescimento financeiro da empresa, quanto também os aspectos mais intangíveis como os ativos de conhecimento e pessoas que a compõem.
Para muitas VC´s (Ventures Capitals) e investidores, qualquer apresentação de pitch para investimento devem vir acompanhados de demonstrações da capacidade da equipe e o desenvolvimento dos membros. Muitos capitais de risco apostam na capacidade dos Jóqueis (fundadores e membros) e não somente nos cavalos (modelo de negócio).
Esse interesse claramente pode ser satisfeito com as contribuições que a gestão HCM pode trazer, mostrando financeiramente o quanto que o seu capital humano impacta é diferenciado e impacta financeiramente nos valores de lucro, dividendos e share price. Mostrando por “A + B” o porque sua empresa tem o ingrediente para o sucesso.
Recursos humanos e HCM
Os desafios de recursos humanos são multifacetados e difícil de serem medidos financeiramente.
Com uma abordagem HCM, seria possível que recursos humanos se valorizassem de diversas maneiras. Eles conseguiriam comprovar que as pessoas são de fato os recursos mais importantes para a empresa. Poderiam pautar suas decisões de demissão e contratação baseado em valores financeiros objetivos e conseguiriam visualizar os impactos financeiros que as ações de treinamento e índices de satisfação trazem a empresa. Desse modo, o HCM ajudaria até mesmo a medir o próprio impacto financeiro que o time de RH trás a empresa.
Diretores/Gestores e HCM
Similar ao RH, muitas vezes as ações dos gestores e diretores são estratégicas e não necessariamente operacionais. Por essa razão, comprovar o impacto de seus colaboradores e o seu próprio impacto financeiro é relativamente complicado dependendo da sua área de atuação.
Com a abordagem HCM seria possível que esses cargos estratégicos pudessem tomar as decisões de treinamento, contratação, demissão, fechamento ou abertura de uma área, com base nos ativos financeiros dos colaboradores que agora são tangíveis. Melhorando assim todas as decisões de gestão de pessoas.
Funcionários e HCM
A maioria dos cargos que compõem uma empresa, não necessariamente tem um impacto financeiro direto… Por essa razão, diversas métricas não conseguem demonstrar o impacto empresarial que um setor, uma equipe e um indivíduo têm. Levando a riscos de falta de reconhecimento, decisões arbitrárias e ultimamente uma ansiedade do colaborador que não tem uma percepção tão clara de sua contribuição.
Com a abordagem HCM, cada colaborador veria claramente o seu impacto. Saberia quando ele deveria melhorar, e poderia ser reconhecido pelo quanto de fato ele contribui. O autogerenciamento seria mais possível pelo conhecimento adquirido sobre sua performance e pedidos de aumento de salário seriam mais pautados na realidade factível.
Sistemas HCM e tecnologia
Como dito anteriormente, o HCM exige pensamento e processos sistêmicos. Desse modo, a implementação da gestão de capital humano se beneficia significativamente do uso de tecnologias que coletam dados sobre performance de trabalho e campanhas e traz dashboards e insights para discussões e tomadas de decisão.
Dito isso, tecnologias HCM Saas em nuvem (software as a service) trazem uma forte pegada de Big Data e Business intelligence voltado para o PeopleAnalytics.
As tecnologias voltadas para o RH têm uma escala de evolução natural. Primeiramente vieram os sistemas de informação de recursos humanos (HRIS), depois vieram os sistemas de gestão de recursos humanos (HRMS) e por fim, estão surgindo os sistemas de gerenciamento de capital humano (HCM).
Em nosso artigo sobre Softwares HCM (a postar) trazemos mais em detalhes os segredos por trás das tecnologias envolvidas para trazer a gestão HCM a tona, assim como temos com o nosso próprio software, o Workplayer.
HCM é o futuro
HCM, ou Gestão de Capital Humano (do inglês, Human Capital Management), está se tornando cada vez mais crucial para o futuro do setor de Recursos Humanos e para as empresas em geral por várias razões. A tendência do peopleanalytics, big data e RH estratégico, faz com que o HCM seja essencial para maximizar o potencial competitivo da sua empresa, a partir das pessoas.
Treinamentos desnecessários, engajamento as cegas, campanhas sem resultados e as “boas práticas” baseadas em achismos já não serão mais a norma. Cada ação será pautada em dados e em resultado. Fazendo com que sua empresa se torne cada vez mais madura e lucrativa, com um RH e com funcionários que fazem a diferença e sabem da diferença que fazem.
Conclusão
Se você está pensando seriamente em aprender mais sobre HCM, seja para se candidatar a essas vagas, seja para se posicionar diferente no mercado, ou seja para implementar essa filosofia e abordagem na sua empresa, transformando seu RH em uma peça chave de Growth. Espero que essa postagem tenha sido de grande serventia!
Gostaria de deixar um alerta para você… HCM se tornou uma palavra “buzzword”, ou seja, de agora pra frente, cada vez mais pessoas irão se apropriar desse termo e usa-lo para o Hype, mesmo sem entender o seu real significado… Postagens, palestras e cursos rasos só para passar uma autoridade falsa sobre o assunto e tomar sua atenção.
Nós da equipe workplayer e você, leitor, devemos fazer diferente. Devemos entender realmente o que é HCM, aprender seus fundamentos e como aplica-lo… portanto recomendo que acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter para ficar por dentro das futuras publicações em que iremos nos aprofundar mais ainda na jornada de implementação e uso e entendimento do HCM!
Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco por meio das nossas redes ou comentários do blog. Curta e comente nessa postagem se você a achou útil e interessante e caso queira implementar uma consultoria e software de HCM (com gameficação), clique no link da nossa ferramenta e agende uma demonstração!