O uso da gamificação no cotidiano
A gamificação é um conceito que aborda várias áreas do cotidiano, como educação, negócios, saúde, financeiro, dentre outras.
Entretanto, existem algumas interpretações rasas sobre o seu uso, diminuindo esse conceito a apenas uma caracterização de jogo, uma metodologia lúdica, etc. Quando, na verdade, a gamificação é muito mais que isso.
No post de hoje, vamos explicar melhor o que é este conceito e como ele é utilizado na plataforma WorkPlayer. Acompanhe!
O que é gamificação?
Fazer algo parecer um jogo é a definição mais simples de gamificação. Porém, ao aprofundar neste campo, é possível perceber que a gamificação utiliza de mecânicas familiares e elementos de jogos para ensinar ou interagir com o usuário, transformando diversos ambientes em algo familiar, recompensador e leve.
Ou seja, a gamificação refere-se a um processo deliberado no qual praticamente qualquer atividade ou serviço é transformado em algo que fornece habilidades, experiências e práticas positivas semelhantes aos que os jogos possuem. Além de educar, sua finalidade é também facilitar a mudança de comportamento do usuário.
Por exemplo, hoje, muitos gestores de vendas usam a gamificação como uma forma de estimular as vendas e melhorar os resultados da área.
Nesse sentido, vale ressaltar que algumas corporações têm usado estratégias de gamificação. Exemplos são o exército dos EUA, Starbucks e Nike. Esta última, inclusive, possui uma plataforma gamificada para corridas que estimula seus clientes a praticarem esse esporte.
O que não é gamificação?
Vale dizer que gamificação não é, simplesmente, a arte de criar jogos. É uma estratégia que examina os elementos que tornam os jogos tão atraentes para as pessoas e como eles podem ser transferidos para tarefas comuns do dia a dia para torná-las empolgantes e envolventes.
Por exemplo, trabalho, estudo, cuidados com a saúde, exercícios físicos, vendas etc.
Veja um exemplo prático:
Suponha que as vendas de uma empresa não estão nada bem. Diante disso, o gestor pode gamificar essa operação, de forma que ela se torne atrativa e estimule o time de vendas a alcançar resultados melhores.
No entanto, é importante entender que, para gamificar um processo e obter sucesso, deve-se levar em consideração suas especificidades. No caso do processo de vendas, é interessante usar essa estratégia para engajar a equipe e aumentar o desejo por melhores resultados.
Diferença entre gamificação e ludificação
Gamificação e ludificação são conceitos diferentes, mas isso não significa que não possam ser trabalhados juntos. A principal diferença entre eles está no objetivo de cada.
Você quer que seu funcionário, por exemplo, adote um determinado comportamento? A gamificação é a solução certa.
Quer também oferecer a esse mesmo profissional uma experiência rica e imersiva no processo gamificado? A ludificação pode ajudar a alcançar esse objetivo, por exemplo, inserindo no jogo elementos como música, atividades recreativas etc.
Benefícios da gamificação
Conheça os principais benefícios da gamificação:
- Aumento da motivação da equipe;
- Aumento da produtividade;
- Gestão do tempo;
- Maior satisfação do cliente;
- Feedback imediato;
- Uma forma ágil de ensinar e treinar.
Os tipos de pessoas atraídas pela gamificação
Você deve estar se perguntando: por que usar a gamificação no dia a dia? Algumas pessoas são atraídas por essa estratégia e se tornam mais produtivas. E aproveitar isso pode fazer uma empresa ou funcionário alcançar mais rápido seus objetivos. Veja:
Realizadores
São pessoas que querem mostrar aos seus amigos como estão progredindo. Eles gostam de colecionar crachás e exibi-los como uma maneira de demonstrar status..
Exploradores
Pessoas que querem descobrir coisas novas, por exemplo, segredos. A descoberta, para eles, é o prêmio, não se importando com pontuações.
Socializadores
Pessoas que interagem com as outras para alcançar maiores resultados e conquistas. O foco, nesse caso, é na cooperação e integração.
Feroz*
*nome adaptado
Pessoas interessadas na competição. São pessoas obcecadas por vencer os jogos e serem os melhores.
Exemplo prático de gamificação – Duolingo
O Duolingo, aplicativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza a gamificação como estratégia de ensino para os usuários, selecionou 13 participantes da solução para realizar 4 tarefas relacionadas a motivação, engajamento e experiência.
Os resultados mostraram que cerca de 70% dos participantes concordaram que a experiência lúdica proporcionada pelo aplicativo ajudou a melhorar a motivação.
Além disso, mais de 60% disseram que achavam o Duolingo um bom aplicativo para aprender. Já 50% afirmaram que a solução era divertida para estudar.
Essa utilização do aplicativo Duolingo vem de uma necessidade humana de adquirir competências, exemplificada pela SDT, ou teoria da autodeterminação, que será abordada a seguir.
Teoria da autodeterminação
A teoria da autodeterminação, ou SDT, liga a personalidade à motivação humana. Ela argumenta que existem dois tipos principais de motivação – intrínseca e extrínseca – e ambas são forças poderosas para moldar quem somos e como nos comportamos. São teorias que nos ajudam a entender a importância da gamificação para estimular as pessoas.
Saiba mais sobre cada uma a seguir:
Motivação intrínseca
Trata-se do tipo de motivação em que um indivíduo é motivado por desejos internos e sente satisfação quando completa uma tarefa.
Motivação extrínseca
A motivação extrínseca é um tipo de motivação em que um indivíduo é motivado por desejos externos, como prêmios e recompensas.
Uso do Workplayer
WorkPlayer é uma plataforma de gestão de trabalho que reúne jornadas de transformação digital e comportamental para posicionar sua atuação profissional em um novo mundo de alto desempenho, autonomia, produtividade, criatividade e feedback instantâneo.
A plataforma utiliza gamificação para proporcionar uma gestão de trabalho eficaz. Com isso, as pessoas podem desenvolver novas habilidades e otimizar seu tempo, bem como alcançar resultados melhores e produtivos.
É uma solução que pode ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos de forma rápida e divertida.
Conclusão
Como vimos, a gamificação é uma estratégia para transformar atividades cotidianas em jogos, tornando-os mais envolventes e mantendo as pessoas motivadas e produtivas. É uma solução que auxilia empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados.
A boa notícia é que hoje em dia é possível aplicar a gamificação em ambientes de trabalho corporativo, o WorkPlayer é um exemplo. Solicite agora mesmo uma demonstração dessa plataforma de gestão do trabalho para conhecê-la melhor!