Em plena transformação digital, pode ser que a empresa que você administra ou trabalha já esteja investindo ou buscando investir em novas tecnologias e negócios.
Este processo de transformação não é fácil e nem acontece de um dia para o outro. Existem inúmeras etapas para que as empresas se preparem para o futuro.
Pensando nos difíceis processos de transformação digital que as empresas vivenciam, nós desenvolvemos o Work Player e nossos produtos com base em 7 pilares digitais. O objetivo da empresa é otimizar todos os desenvolvimentos, processos e inovações para os negócios e para a vida das pessoas.
Ao unir sua expertise em tecnologias e a áurea de servir, o Work Player tem ajudado inúmeras empresas e profissionais a criarem um dia a dia mais eficiente, produtivo, motivador e equilibrado.
Continue lendo o texto e entenda mais sobre os 7 pilares do Work Player!
Tecnologias da transformação digital e seus principais usos
No atual momento em que vivemos, é muito comum ouvirmos falar na utilização das novas tecnologias no mundo corporativo.
Mas quão bem você conhece sua empresa? Quais são seus gargalos? Quais oportunidades de redução de custos e ampliação de resultados você pode criar com o conhecimento e as tecnologias adequada? Qual é a eficiência dos seus processos?
Conheça as respostas destas e outras questões agora!
1 – Inteligência Artificial
A inteligência artificial é a capacidade de um sistema de interpretar corretamente dados externos, aprender com eles e usá-los para atingir objetivos e tarefas específicos por meio de adaptação flexível.
Esta tecnologia é dividida em 4 vertentes:
● Machine learning, tem a capacidade de reconhecer padrões e rotinas e executá-los logo em seguida. No ambiente corporativo é utilizado em análise, inserção de dados e estatísticas.
● Deep learning, que é um tipo de tecnologia de aprendizado de máquina que trabalha com um maior número de conexões.
● Computação cognitiva é a IA usada na interpretação de grandes volumes de dados, sejam eles estruturados ou não. No ambiente corporativo, esta tecnologia é essencial na redução de esforços, melhores tomadas de decisão e prevenção de falhas.
● Processamento de Linguagem Natural é a tecnologia que a fala humana seja revertida em ações automáticas, como acontece quando conversamos com um chatbot, por exemplo.
A IA é utilizada na busca por um atendimento ao cliente mais ágil, eficiente e na melhor experiência do cliente.
2 – Automação Robótica de Processos (RPA)
A RPA, ou Automação de Processo Robótica, é a tecnologia que permite que um robô se comunique com outros sistemas e execute uma variedade de tarefas repetitivas.
Quando integrada ao desenvolvimento de software, a RPA melhora da experiência do colaborador e da qualidade dos serviços prestados, por exemplo. O robô fica responsável pelo trabalho repetitivo, enquanto o profissional pode focar em outras tarefas mais desafiadoras.
Ao unir RPA ao gerenciamento estratégico, por meio dos indicadores de desempenho e monitoramento, é possível comparar informações e utilizá-las para tomadas de decisão.
3 – Mobile Computing
A Computação Móvel é uma tecnologia que permite a transmissão de dados, voz e vídeo por meio de um computador ou qualquer outro dispositivo sem fio, sem precisar de nenhum tipo de conexão física.
Com o aumento da exigência dos consumidores, é essencial que, no desenvolvimento de software, os sistemas e aplicativos funcionem tão bem pelos seus dispositivos móveis quanto pelo computador. Ou seja, no e-commerce, esta tecnologia é importantíssima na captura e fidelização de novos clientes.
Além disso, o mobile computing é fundamental nos fluxos de trabalho com integração de plataformas e no acesso a dados mais precisos em tempo real. Outro benefício ao ambiente corporativo é o aumento dos índices de produtividade, já que os colaboradores podem acessar as informações atualizadas do sistema de qualquer lugar e a qualquer hora.
4 – Cloud computing
A computação em nuvem é um conjunto de diferentes tipos de hardware e software que trabalham juntos para fornecer serviços da computação ao usuário final por meio da Internet.
Esta tecnologia é uma das que mais têm revolucionado o ambiente corporativo. Permite uma maior escalabilidade, já que a estrutura pode ser aumentada ou diminuída conforme a demanda.
Em relação às vantagens que leva à TI, a otimização de processos é a maior delas. Quando os serviços são migrados para a nuvem, todo o espaço físico de armazenamento e as dores de cabeça com infraestrutura e monitoramento de servidores são drasticamente diminuídos. Assim os profissionais de TI têm mais tempo para focar no core business e nas tarefas realmente lucrativas da empresa.
Outra grande vantagem é o provisionamento automático de recursos. Antigamente no desenvolvimento de software, por exemplo, era preciso investir em novos servidores e bancos de dados. Na computação em nuvem eles estão prontos para serem usados conforme a necessidade.
5 – Analytics
Analytics é o uso de dados e matemática para ajudar empresas a preverem resultados e automatizarem decisões por meio da análise de padrões, estatísticas e técnicas de aprendizado de máquina.
Esta tecnologia, quando aliada às ferramentas corretas, é a melhor forma de compreender o cenário atual da empresa para criar planejamentos futuros. Analytics auxilia na análise de metas e indicadores baseados em informações reais e na criação de um mix de produtos adequados ao nicho de mercado.
6 – Gamification
Esta tecnologia é uma das mais inovadoras do portfólio de serviços da Kyros. Por meio do design e estratégias de estímulo utilizados nos games, desenvolvedores de software criam recompensas e avatares que prendem a atenção dos usuários e estimulam a absorção de conhecimento.
As estratégias de gamificação, quando utilizadas no dia a dia corporativo, tornam os sistemas intuitivos, mudando comportamentos, melhorando desde a produtividade organizacional até a avaliação de funcionários e utilização dos sistemas, por exemplo.
7 – Internet das Coisas
A Internet das Coisas é uma infraestrutura de objetos cotidianos habilitados ao uso da internet. No ambiente corporativo, ela leva inúmeros benefícios às empresas, como desligar lâmpadas e máquinas automaticamente, até a otimização dos processos de produção.
É possível ler os dados provenientes dos dispositivos móveis conectados à internet e criar estratégias de desenvolvimento de novos produtos, marketing, oportunidades de mercado, entre outros.
A compreensão dos dados provenientes dos dispositivos IoT ainda pode levar à identificação de gargalos, aperfeiçoamento de processos, redução de custos, controle preciso de produção e estoque, entre outros.
Confira o infográfico comparativo de processos convencionais x digitais e permita-se entrar para o mundo da transformação digital.