Plataformas de gestão de trabalho na palma da mão

Como funciona a gestão de trabalho na sua empresa? Muitos gestores estão sobrecarregados com o excesso de tarefas que necessitam ser executadas simultaneamente.


Em vista disso, a falta de tempo e mobilidade estão sempre presentes na rotina. O que fazer para reduzir, ou até mesmo eliminar, esses problemas? Uma boa opção para conseguir organizar as atividades e ser capaz de dar conta do serviço é recorrer às ferramentas tecnológicas.


Entre os recursos digitais disponíveis, encontram-se as plataformas de gestão, que ajudam a ter acesso a informações na palma da mão e, quando aliadas à gamificação, ajudam a melhorar o nível de engajamento dos colaboradores. Mas como funcionam? Quais são as vantagens para a empresa? Confira!

O que são plataformas de gestão de trabalho?

As plataformas de gestão de trabalho são sistemas desenvolvidos especificamente para ajudar no gerenciamento de tarefas dos colaboradores de uma organização e controle do andamento dos projetos empresariais.


Essas ferramentas tecnológicas são importantes porque ajudam a manter os processos mais organizados. Dessa forma, fica mais fácil visualizar quando a conclusão de uma tarefa apresenta problemas, identificando os fatores por trás disso.


Além disso, os recursos digitais de gestão de trabalho são úteis para verificar o desempenho de cada colaborador. O gestor consegue perceber quando alguém está desmotivado e pode criar estratégias que ajudem a aumentar o engajamento dos membros da equipe com o serviço.


Consequentemente, já que os funcionários estão satisfeitos, o fluxo de trabalho apresenta melhora, as atividades são feitas com mais velocidade e qualidade.


Vale ressaltar que a implementação de uma plataforma na rotina empresarial promove alívio para o gestor, uma vez que diminui a enorme carga de trabalho de suas responsabilidades.

O que são plataformas de gestão com gamificação?

Da mesma forma que existem diversos modelos de gestão, também é possível encontrar diferentes tipos de softwares de gerenciamento. Entre esses, há os que aplicam os conceitos da gamificação.


Essa expressão é uma referência ao uso das técnicas dos jogos com o objetivo de entusiasmar os trabalhadores durante o desempenho do seu trabalho. É interessante que não se trata de jogar durante o expediente, mas sim de implementar a metodologia dos games na gestão.


Só para exemplificar, muitas funções exigem que o funcionário saiba trabalhar sob pressão e tenha a capacidade de resiliência. Nos jogos digitais, o jogador muitas vezes enfrenta situações difíceis com empolgação, pois, ao vencer um obstáculo e avançar o progresso, gera uma sensação de conquista.


De modo similar, a ideia da gamificação no trabalho é transformar cada meta em um desafio que apenas os “jogadores” habilidosos consigam superar. Com isso, ao lidar com as dificuldades, o trabalhador sente que precisa dar o melhor de si a fim de alcançar a vitória.


Por outro lado, se o gestor tem o hábito de fazer inúmeras cobranças. Mas, sem procurar meios de transformar a situação em uma experiência estimulante, isso pode aumentar a carga de estresse e diminuir a motivação.

É possível ter plataformas de gestão de trabalho na palma da mão?

Sim, é possível. Em geral, as plataformas de gestão de trabalho, por exemplo, o WorkPlayer, estão disponíveis em formatos para aplicativos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.


Portanto, com a implementação desses sistemas na sua empresa, você consegue ter maior mobilidade e acessar as informações sobre os processos a partir de qualquer lugar. Ou seja, não importa onde estiver, mesmo que necessite fazer uma viagem ou mude a atuação para o home office, você continuará acompanhando as atividades organizacionais.

Como funcionam as plataformas de gestão de trabalho?

As aplicações de gestão auxiliam na transformação digital nas operações organizacionais. O funcionamento desses aplicativos possibilita:

  • Digitalização dos processos: documentos físicos passam a ter uma versão online. Com isso, o andamento de atividades ocorre com maior fluidez, já que o controle de arquivos acontece no ambiente virtual;
  • Automatização de tarefas: atividades rotineiras e burocráticas são realizadas automaticamente por meio do software, otimizando o tempo de trabalho de toda a equipe;
  • Autogestão: os próprios colaboradores são capazes de acompanhar o seu desenvolvimento durante o cumprimento de suas funções e analisar os pontos que necessitam de melhorias;
  • Visualização de progresso: o gestor consegue observar por meio de um dashboard, como está o andamento dos projetos e o desempenho das equipes ou individualmente de cada trabalhador.

Quais são as vantagens dos aplicativos de gestão de trabalho com gamificação?

Os aplicativos de gestão de trabalho com gamificação trazem os mesmos recursos que as outras plataformas desse tipo. Porém oferecem ainda mais, por ajudarem na implantação do gerenciamento com base no padrão dos jogos. Quais são os benefícios disso?


A grande vantagem da utilização desse modelo de software é que seus recursos auxiliam na redução de obstáculos que atrapalham o avanço adequado das atividades. Entre os benefícios, é possível destacar:

  • Comunicação: um projeto possui mais de uma etapa, sendo, muitas vezes, realizados por equipes ou pessoas diferentes. Em vista disso, as plataformas de gestão possibilitam o diálogo mais ágil entre os times. Como resultado, a proposta não precisa parar por causa de falhas ou lentidão na comunicação;
  • Relacionamento: um clima organizacional ruim é capaz de promover situações de brigas e ressentimentos entre os colaboradores. Por outro lado, a metodologia dos jogos pode fortalecer a união, visto que promove a socialização em grupo;
  • Engajamento: a gamificação contribui para a manutenção do engajamento e motivação dos profissionais, já que usa os estímulos dos jogos para promover metas, desafios e satisfação. Com isso, os funcionários sentem mais prazer e menos ansiedade durante a rotina de trabalho;
  • Mobilidade: o uso de aplicativos permite que tanto os trabalhadores como os gestores possam atualizar status e saber sobre modificações mesmo estando fora do ambiente empresarial;
  • Centralização de informações: as aplicações de gestão de trabalho possibilitam o agrupamento de dados em um único local. Isso auxilia o gestor na tomada de decisões mais assertivas.

Em resumo, as plataformas de gestão de trabalho são ferramentas digitais que melhoram o funcionamento do gerenciamento de equipes e projetos. Também, quando atreladas aos conceitos da gamificação proporcionam aumento da motivação e engajamento dos colaboradores.


Além disso, é possível ter acesso a informações atualizadas na palma da mão por escolher um modelo de software que disponibiliza aplicativo para dispositivos móveis. Assim, os dados são centralizados e a comunicação fica muito mais ágil.


Então, se interessou pela plataforma de gestão com gamificação e quer aplicá-la em sua empresa? Conheça o Work Player, uma plataforma digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima