O feedback é um poderoso instrumento para a gestão da sua equipe. Com ele, você poderá fornecer um retorno sobre o desempenho de cada membro do time e da equipe como um todo. Assim, os colaboradores podem evoluir e proporcionar um maior retorno à empresa.
Além disso, o aprimoramento nessa tarefa pode resultar em oportunidades para a empresa, para o gestor e também para o funcionário, resultando em melhorias para todos. Quer entender um pouco mais sobre este processo? Continue a leitura!
O que é feedback e qual a sua importância
O feedback nada mais é do que um retorno sobre o desempenho do colaborador e costuma ser oferecido de maneira oral ou escrita. Normalmente é construtivo, ou seja, tem o objetivo de ajudar na evolução e no cumprimento das atividades.
Um feedback de desempenho bem realizado pode auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento individual, bem como de toda a equipe. Isso ocorre porque, com a sinceridade do gestor nesse retorno sobre o trabalho, o profissional diminui as incertezas na sua rotina e tende a conduzir seus afazeres de maneira mais proativa e eficiente.
Uma ,pesquisa realizada pela Hubspot mostrou que cerca de 43% dos funcionários mais engajados recebem feedbacks semanais de suas atividades. Além disso, 78% deles afirmam que o reconhecimento ajuda na motivação para a realização de tarefas, o que demonstra a importância de uma cultura avaliativa. Feedbacks ajudam a diminuir erros e evitar retrabalhos, seja no desenvolvimento de produtos ou na realização de serviços.
Como a cultura do feedback pode auxiliar sua empresa
O feedback é uma ferramenta fundamental para o crescimento das empresas, principalmente se você busca se destacar no mercado. Essa prática pode ajudar as organizações de muitas formas, dentre elas:
- Direcionamento do trabalho: Este é um dos maiores benefícios, pois quando o gestor chama sua equipe e explica os objetivos que precisam ser alcançados, o engajamento dos colaboradores é direcionado, aumentando assim a produtividade de todos;
- Desenvolvimento de alta performance: Feedbacks individuais e divididos por setor são fundamentais para que a sua empresa atinja uma maior maturidade organizacional e operacional e, assim, alcançando uma melhor performance;
- Engajamento dos funcionários: O engajamento representa o alinhamento dos objetivos empresariais e individuais. Ele resulta do equilíbrio entre as metas de ambas as partes. Para engajar uma equipe é fundamental criar confiança e credibilidade por meio de feedbacks efetivos envolvendo o reconhecimento.
- Retenção dos melhores talentos: Quando usado com as melhores técnicas, os feedbacks ajudam na retenção de talentos e contribuem para que não haja disputas no ambiente de trabalho.
- Descoberta e encorajando novas ideias: Por meio da avaliação do desempenho dos colaboradores, os gestores podem incentivar novas ideias, motivar o desenvolvimento pessoal e até promover soluções mais inovadoras para a organização.
- Estabelecendo uma cultura organizacional: O retorno dado aos funcionários sobre os trabalhos desempenhados nas empresas tem um papel essencial para o fortalecimento da cultura organizacional. Enquanto a empresa destaca valores que precisam ser desenvolvidos, o colaborador pode apontar expectativas e outras questões envolvidas com a rotina de trabalho.
O uso de plataformas de gestão de desempenho para feedbacks rápidos
Como já falamos, a gestão de desempenho tem como principal foco a avaliação individual dos profissionais, visando sua melhoria e desenvolvimento, e trazendo muitos benefícios para a empresa.
Com essas informações é possível rever estratégias e ajustar processos, aproveitando ao máximo as características que os profissionais oferecem. Ou seja, a gestão de desempenho não é só para detectar problemas, mas também ajuda a identificar o que cada um tem de melhor para melhorar o trabalho.
Por este motivo, plataformas de gestão de desempenho estão sendo muito utilizadas por empresas que buscam otimizar processos. Assim, passam a contar com sistemas inteligentes para trazer melhores resultados em produtividade e engajamento dos funcionários.
Essas soluções, além de tornarem o processo mais ágil, contribuem no acompanhamento das atividades dos colaboradores. Além disso, elas apontam dados consistentes para descobrir talentos e dar feedbacks mais assertivos para cada colaborador.
Gestão de desempenho e a gamificação
Muitas plataformas utilizam a gamificação em seu processo. Com isso, o gestor consegue acompanhar em tempo real o desempenho de cada colaborador. Dessa maneira, de acordo com as metas, é possível identificar com mais facilidade e rapidez os pontos a serem melhorados.
Outro fator interessante é que a transformação digital permitiu que os softwares de gestão de desempenho que utilizam a gamificação, deem um feedback imediato. De forma lúdica, o game transforma os resultados de produtividade dos colaboradores em pontuações para alcançar boas colocações numa espécie de ranking.
Os colaboradores são cadastrados na plataforma do game e acompanham sua pontuação em tempo real. Desse modo, o próprio funcionário consegue acompanhar seus resultados. O impacto da gamificação ocorre diretamente na produtividade do colaborador, já que ele saberá se está indo bem ou mal comparado à equipe e se sentirá motivado para engajar mais e melhorar sua pontuação.
Como foi visto neste artigo, o feedback é uma ferramenta extremamente importante para as empresas e o próprio colaborador. Porém, o feedback possui muitos pontos que precisam ser levados em consideração pelos gestores ou pelos próprios colaboradores em geral. Não é simplesmente falar o que se pensa, é preciso ponderar na comunicação e ser estratégico, não deixando o pessoal interferir nesse momento tão importante.
E você, já deu algum feedback hoje para a sua equipe? Como está o desempenho dos seus colaboradores?