Um novo conceito, trazido dos meios tecnológicos para o mundo dos negócios, vem chamando muito a atenção. É a “,gamificação”, uma abordagem que traz práticas observadas no mundo dos games para dentro das empresas.
Você deve estar se perguntando: “Mas como isso é possível?”, não é verdade? Neste post o WorkPlayer vai te contar tudo sobre esse novo movimento, que visa trazer um novo estímulo para o profissional moderno. Confira!
Afinal, o que é gamificação?
Antes de mais nada, é importante detalhar o que de fato é a ,gamificação dentro de um ambiente de trabalho. Pois bem, não há segredo, essa prática segue exatamente os conceitos dos games virtuais, mas é claro, no mundo real.
O ,ambiente de trabalho passa a ser moldado em uma realidade em que os objetivos são tratados como missões a serem conquistadas. O colaborador, por sua vez, é tido como um player, que avança de forma constante, em seus níveis de produtividade.
O objetivo da gamificação é criar um ambiente motivacional, em que os profissionais agem de forma colaborativa, buscando o progresso mútuo e o alcance de metas globais.
Por que ela é importante?
A entrada da gamificação no mundo dos negócios é tida como uma solução para que os times possam trabalhar com um maior engajamento e espírito de equipe. ,Se as “skills” abaixo te agradam, então a gamificação precisa estar no seu negócio:
Solução de problemas: Times proativos, que agem de forma colaborativa em busca de um bem comum, são tidos como os profissionais mais buscados. Se a gamificação pode proporcionar essa vantagem, por que não começar?
Autodesenvolvimento: Um colaborador que acompanha o seu desempenho e observa as suas conquistas, está estimulado para que possa ir além, desenvolvendo novas competências, de forma ativa;
Multifuncionalidade: A atuação colaborativa promovida pela gamificação permite que os colaboradores desenvolvam novas habilidades. Com isso, tornam-se mais eficientes não apenas no que fazem, mas também em outras áreas;
Equipes motivadas, mais engajamento
Você já parou para observar que o momento emocional das pessoas reflete diretamente na capacidade de produzir e pensar? Pois bem, a gamificação atua diretamente nesse aspecto e o leva para as empresas.
Agir por agir e fazer mais do mesmo já não é visto como suficiente para os colaboradores dos dias atuais, o profissional quer ir sempre além, quer mensurar o seu impacto e perceber que a sua participação é fundamental.
Quando é possível acompanhar o desempenho, analisar as conquistas e ser recompensado por todo o esforço e dedicação, é natural que as pessoas se sintam valorizadas, mais motivadas e com um nível de produtividade elevado.
A gamificação permite esse acompanhamento, geralmente com aplicações colaborativas, que apresentam de forma gráfica o desempenho dos times e também o índice de desempenho nas metas estabelecidas.
Trabalho convencional ou gamificação?
Você pode estar se perguntando: “Trabalho convencional ou gamificação? Como devo agir daqui em diante?”. Você não precisa pensar nesses termos como questões distintas, tenha em mente que esse é o novo conceito de trabalho.
Fazer o novo é estar em harmonia com as principais tendências de mercado, adotar, novas tecnologias, novas práticas e estar além do seu tempo, preparado para lidar com os desafios que o amanhã tem a apresentar.
No modelo tido como convencional, é muito comum observar que as tarefas das empresas ficam perdidas no tempo, pois não há uma organização visível, que permita analisar o nível de eficiência dos times e metas.
Projetos inacabados, metas perdidas no tempo, times sobrecarregados, tudo isso é facilmente observável em uma organização com moldes antigos, ou seria melhor, chamá-la de “desorganização”?
Com ferramentas que permitem mensurar o desempenho e integrar os times participantes, cria-se então um elo de colaboração, que proporciona uma ação colaborativa. Ou seja, surgem habilidades notáveis como inovação e criatividade.
As 5 vantagens (inevitáveis) da gamificação
Se as vantagens da gamificação ainda te parecem nebulosas, então você poderá conferir abaixo quais são as top 5 vantagens de se adotar a prática dentro de uma empresa.
1 – Melhora a produtividade: Quando o índice de produtividade pode ser mensurado, todos querem poder ir além, isso naturalmente aumenta o índice de eficiência dos colaboradores;
2 – Aumenta a motivação: Qualquer pessoa se sente mais motivada quando pode observar que os seus esforços estão tendo resultados. Quando ele é mensurado então, a motivação é inevitável;
3 – Favorece o engajamento: A cooperação observada nos games é tida como base na gamificação, isso faz com que os colaboradores tornem-se mais dinâmicos e proativos;
4 – Desenvolve habilidades específicas: A prática permite que o foco possa ser direcionado para áreas que demandam capacidades únicas, o que permite ao colaborador aprimorar-se de forma contínua;
5 – Observar o desempenho: O sistema de feedback é beneficiado com a gamificação. Isso porque o nível de desempenho já não é mais apenas observável, ele é completamente mensurável.
Os desafios resolvidos com a gamificação
Por fim, você poderá observar que uma série de desafios que são constantes no mundo dos negócios, passam agora a serem resolvidos de uma forma paralela, sem que essa tenha que ser uma meta primária dentro do campo de ações.
Com equipes motivadas e ,engajadas com o propósito da empresa, elimina-se as ações constantes que buscam engajar os colaboradores. Palestras motivacionais e eventos passam a ser apenas um complemento dessa nova realidade.
A criatividade nas ações é uma consequência direta dos colaboradores, isso porque eles se sentirão desafiados a ir mais longe, pois irão buscar provar para si mesmos e para os outros como eles podem fazer mais e melhor.
Portanto, a gamificação entra na empresa para ser parte do novo modelo de trabalho, o ,trabalho moderno, no qual os colaboradores agem de forma colaborativa e, juntos, somam forças para resolver todos os desafios que possam surgir.
Uma nova realidade
Como é a sua equipe atualmente? Eles estão engajados e comprometidos com o que se dispõem a fazer? O dia a dia de sua empresa é dinâmico, descontraído e colaborativo?
Se essas perguntas não refletem a realidade da sua companhia, então o momento de cogitar uma mudança é agora. Com essas dicas especiais que você acaba de ler, o WorkPlayer espera poder colaborar com as mudanças pontuais em sua equipe.
Não leve como regra definitiva, apenas teste, observe cada comportamento apresentado e experimente adotar uma rotina com novas práticas, sempre de forma gradual. Não tenha dúvidas, o sucesso será uma consequência desse trabalho.