O escritor Zig Ziglar afirmou certa vez que, “as pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.” Para muitas empresas é um grande mistério manter o desempenho das equipes em alta.
Mas a produtividade dos colaboradores sofre influência direta de dois importantes fatores: motivação e reconhecimento.
Esses dois itens conectados criam um círculo de sucesso. Colaborador reconhecido, é colaborador motivado. E motivação melhora o desempenho.
Mas como uma empresa pode ajudar com a motivação do time? Ações que aumentam o engajamento podem ajudar e ao longo deste texto você vai entender como engajamento e aprendizado constante ajudam a motivar pessoas. E como as técnicas de ,gamificação são a “cereja do bolo” neste processo.
Uma equipe sempre motivada rende muito mais
Imagine um time disputando um campeonato de pontos corridos. Chegando na parte final do campeonato, o time está no meio da tabela, sem chances de ser campeão e nem corre risco de rebaixamento. Há uma grande possibilidade dessa equipe entrar em campo apenas para cumprir tabela. Sem motivação, os jogadores ficam acomodados. Sem desafio, não há esforço.
A produtividade e o desempenho despencam e o torcedor perde interesse pelo evento.
Os campeonatos do mundo todo, com sistemas de pontuação, premiação e recompensa são atrativos e desafiadores, por isso têm grande engajamento por parte das equipes e torcedores.
Esses torneios entregam troféus, pontuação no ranking nacional e mundial, premiações em dinheiro para os clubes e prêmios individuais para atletas. Além da chance de ser chamado para a seleção do seu país ou ser eleito o craque do campeonato. Essas características aumentam o nível de interesse, concentração e motivação dos envolvidos: clubes, atletas, comissões técnicas e torcedores.
O rendimento no trabalho também está ligado à motivação. Uma pesquisa da consultoria ,Right Management, realizada com 30 mil pessoas de 15 países, incluindo o Brasil, concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas. E a recompensa salarial não é o único fator decisivo para satisfazer um profissional. As recompensas sociais, simbólicas, e não materiais também são muito importantes.
Pessoas precisam e gostam de desafios. E para evitar uma queda no desempenho e de produtividade é fundamental que gestores e toda a equipe sejam engajados em desafios e recompensas constantes.
Buscando o melhor desempenho com a gamificação
Baixa produtividade de uma equipe não é a causa, mas sim o sintoma de que algo não vai bem. É possível que os colaboradores não estejam motivados e engajados o bastante com os objetivos da empresa. Com a gamificação uma organização pode motivar o grupo e aumentar consideravelmente seu desempenho.
Ter uma equipe funcionando a pleno vapor e focada ,em que todos desempenham bem suas funções é fundamental para o ambiente corporativo. Com os incentivos certos, a autogestão é aperfeiçoada e as atividades serão executadas dentro dos prazos estabelecidos, com qualidade dos produtos e criatividade.
Uma estratégia de gamificação com modernas soluções como Lean Digital Gamification dentro da sua organização vai impulsionar a motivação do grupo, melhorar o desempenho e consequentemente o reconhecimento dos envolvidos. Além de instigar o engajamento dos profissionais.
Feedbacks automatizados e pontuações para ganho de premiações são estímulos para o colaborador.
É engajando que se aprende
Empresas sempre usaram treinamentos como forma de trazer a seus colaboradores novos conhecimentos e habilidades. No entanto, mesmo sendo beneficiados com programas de treinamento é comum que as equipes fiquem desmotivadas com o tempo sem reter o conhecimento que foi transmitido. Assim como tantos outros projetos com foco em motivação que não geram mudança de comportamento.
Todos os recursos despendidos em capacitação acabam sendo desperdiçados. Mas qual o motivo?
Normalmente isso acontece porque eles não estavam totalmente engajados. Quando você lê um livro com pouco interesse, só por ler, dificilmente vai absorver plenamente o conteúdo do livro.
Daí vem a importância de usar a gamificação e incentivar um maior engajamento dos colaboradores e gestores com esses mecanismos.
Nos modos de trabalho convencionais, o foco é direcionamento e controle. Ou as equipes ficam ociosas, ou sobrecarregadas. As atividades são planejadas frequentemente, o trabalho é individual, a produtividade é baixa e as pessoas esperam que o RH resolva esse quadro com planos de cargos e salários.
Quando falamos em gamificação o foco passa para engajamento e autonomia. As pessoas têm as rédeas de seu trabalho, planejam sua rotina, se desenvolvem e criam oportunidades para buscar alta performance. Além disso, o trabalho é em equipe, onde todos são desafiados – e recompensados – a chegarem a objetivos maiores.
Usando o exemplo do game World of Warcraft, você pode compreender como a ,dinâmica dos jogos utiliza a gamificação para estimular o engajamento por parte dos jogadores. A ideia do game parte do princípio de deixar o jogador completamente envolvido em um trabalho que vai lhe render resultados imediatos. Sendo que a maior motivação é o seu aperfeiçoamento através do aprendizado constante.
Isso vale para seu colaborador!
Trabalhando à moda antiga ou usando a gamificação?
Será mesmo que dentro das organizações tudo se resume simplesmente em planejar e executar ações e projetos? Ou uma autogestão que favoreça a execução com mudança de comportamento tende a ser melhor?
Na maneira convencional de trabalho, como tempo a empresa terá inúmeros projetos inacabados ou sem resultado. Equipes ficam sobrecarregadas tentando chegar a lugar nenhum, os colaboradores se desmotivam e fatalmente o engajamento e a produtividade caem.
Com a gamificação no ambiente corporativo, o que se nota é a formação de novos líderes com capacidade de autogestão e maior autonomia. O processo de aprendizado é ampliado trazendo inovações, criatividade e aquisição de novas habilidades. A mudança de comportamento é visível, pois os colaboradores passam a ser solucionadores de problemas: engajados, criativos e motivados.
Será que você e seu time estão produzindo o quanto realmente podem?
Você está realmente satisfeito com seu operacional? Descubra se o ,seu modelo de trabalho atual está sendo eficiente, favorece melhoria contínua e estimula sua produtividade.