Obtenha uma análise de dados inteligente por meio dos KPIs

A transformação digital não é unicamente o processo de virtualização da informação. Ela vai muito além e surge como oportunidade real de crescimento para aqueles que nela acreditam.

A possibilidade de contar com a ,análise de dados é a maior das vantagens dessa nova era digital, pois permite que a equipe gestora possa tomar decisões de forma muito mais assertiva.

Entenda como e por que a utilização de indicadores e dashboards como ferramenta para a tomada de decisões pode guiar a sua empresa na direção do sucesso!

O impacto da análise de dados

Obter insights por meio da análise de dados obtidos em software de monitoramento já se tornou uma prática muito vivenciada pelas empresas que precisam se aprofundar nos índices técnicos de desempenho de seus times.

Hoje é possível responder questões que antes não podiam ser mensuradas com precisão. Por exemplo: “qual é o índice percentual de tempo ganho no processo de produção de um item após realizar ajustes pontuais em sua produção?”.

Indicadores como esse são muito importantes para a equipe gestora, pois permitem uma tomada de decisão mais estratégica. Abaixo você irá conferir alguns dos maiores benefícios desse monitoramento.

Obtenha insights com o business intelligence

Os maiores benefícios obtidos por aqueles que optam pela análise de dados para a tomada de decisões inteligentes são:

Autogestão: Sua gestão está sendo eficaz? Com os indicadores se torna simples observar se as suas instruções estão trazendo reflexos positivos à empresa.

Informações consolidadas: Contar com dashboards dinâmicos auxilia na percepção dos resultados, pois reúne diferentes informações em um único lugar. O que permite correlacionar importantes índices de produção.

Reports automáticos: Obter relatórios completos e detalhados é fundamental para manter a transparência no alinhamento com transparência com o seu time.

Indicadores e ,Dashboards,: A maior das vantagens é sem dúvida poder contar com indicadores que permitem acompanhar todos os processos de uma empresa.

Analytics e Automator: Software de ,Business Intelligence permitem mensurar a interação de seus usuários (colaboradores e clientes finais), além de automatizar importantes tarefas de gestão.

Planning: Quais serão os próximos rumos? Analisar os indicadores que apontam as tendências permite que você faça alterações na rota e ajustes pontuais que visam otimizar o processo.

Gestão de risco: Em caso de identificação de riscos em potencial, você poderá tomar ações preventivas para proteger o processo de produção e também a rotina (ou até mesmo saúde) dos membros de seu time.

5 passos essenciais para implementar a cultura dos dados

Tudo bem, você já percebeu quais são as vantagens de se acompanhar os indicadores que envolvem os processos de sua empresa, mas, e agora, como colocar isso em prática?

Antes de mais nada, entenda que as mudanças não serão incorporadas apenas em âmbito tecnológico. Deverá haver também uma quebra de paradigmas, mais precisamente uma mudança comportamental.

Os 5 pontos abaixo irão explicar essas mudanças de uma forma bastante clara:

1 – Estruturação da equipe

Seu time precisará estar plenamente alinhado ao novo contexto de mapeamento de dados. É preciso criar internamente a cultura dos dados, o que quer dizer que os integrantes precisam pensar de forma mais analítica.

2 – Levantamento de hipóteses e testes

Tudo deve ser testado e observado, cada etapa de sua produção precisa ser mapeada para que o devido monitoramento possa acontecer, o que não para por aí, já que com o auxílio da inteligência artificial você poderá simular novas possibilidades de ação.

3 – Acompanhamento de KPIs (Key Performance Indicators)

Grave essa sigla, pois os KPIs (do inglês – Indicadores Chave de Performance) são os dados mais importantes de sua mensuração. É com base nos KPIs que haverá o alinhamento estratégico com as equipes. Eles precisam ser de amplo conhecimento.

4 – Mapeamento de dados

Além de levantar os dados, será preciso mapear o fluxo de informações, ou seja, correlacionar as informações. Se algum contratempo for identificado em algum de seus KPIs, busque dentro dos demais dados qual foi o fator chave para a mudança.

5 – Ferramentas

Se o seu time está preparado para lidar com a transformação digital, então você já possui o alinhamento certo e agora é hora de contar com as ferramentas certas. Analise, dentre as principais ferramentas de BI, qual delas melhor lhe atende.

Entendendo os KPIs

Agora que você já está bem alinhado com o processo de adequação da análise de dados em sua empresa, então é importante que conheça um pouco mais sobre os KPIs, pois seus insights serão determinantes para as suas futuras decisões.

Direcionando os rumos:

Os KPIs irão funcionar como a sua bússola existente dentro dos meios digitais. Saiba interpretar as suas métricas, pois elas serão primordiais em sua tomada de decisões.

Observe atentamente em seu dashboard interativo quais são os pontos de baixa. Será na produção? Ou no pós-entrega? Tendo em mente os pontos que precisam de ajustes, saiba integrar o seu time em busca de um bem comum .

BI como ferramenta aliada

Confie na tecnologia do business intelligence, pois ela demonstra um cenário real do momento de sua empresa.

Não tente inverter os quadros por meio de sua intuição, lembre-se de que para usufruir dos benefícios da transformação digital, você precisa pensar de forma analítica, portanto, confie nos dados.

Para finalizar a análise e completar a linha de raciocínio que trará a clareza necessária para aproveitar a análise de dados inteligente, entenda quais são os três pilares que irão proporcionar uma tomada de decisão mais assertiva.

Utilize dados atualizados: Sua ferramenta até pode lhe oferecer análise em forma de períodos, porém é fundamental que você tenha esse controle em tempo real. Opte por serviços que lhe permitem checar o desempenho de todas as formas possíveis.

Conheça o comportamento dos usuários: Mais importante do que o seu produto é a satisfação de seus usuários. Mapeie o grau de aceitação de sua ferramenta, assim terá os insights mais valiosos que poderá ter.

Priorize as informações qualificadas: Vá até a raiz do problema, pois lá você encontrará informações preciosas. Seu produto está resolvendo de fato o problema pelo qual ele foi proposto? Esse é um tipo de informação vital que deverá estar presente em sua análise.

A transformação digital dentro de sua empresa

Se você está em busca de uma ferramenta que conta com todos esses benefícios, possui uma interface limpa, atrativa e que acima de tudo é divertida de se utilizar? Então essa ferramenta é definitivamente o Work Player!

O Work Player oferece indicadores e um processo para automação e Analytics, tudo isso em um formato gamificado. A plataforma gera informações consolidadas que auxiliarão nas tomadas de decisões e gestão dos projetos.

Modernize a sua empresa com o Work Player, acesse a plataforma e envie uma mensagem para conversar com um representante e saber mais a respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima